Por mais que sejam as iniciativas empresariais que contemplem a construção de campos de golfe, tal contribuirá para o desenvolvimento económico do nosso Concelho, mas pouco ajudará a que muitos mais Vilafranquenses pratiquem golfe. Falta um “campo municipal”. Cabe aqui notar que em Lisboa já quase não é possível construir um campo municipal, face à falta de espaço para o mesmo. O campo que se antecipa para o Jamor (falado desde há muitos anos, mas sem passar do papel) está nos limites do mínimo aceitável e nunca será um campo onde se tenha grande prazer em jogar. Servirá sem dúvida para “matar o vício”, certamente que por um preço razoável, mas será curto.
O Concelho de Vila Franca está ainda em condições de ter, mesmo junto às suas áreas urbanas, um ou dois campos de golfe que não podem, nem devem, ser puros campos comerciais. E não se preocupem os promotores de campos comerciais pela proximidade de vários campos! Se existirem cinco ou seis campos nas redondezas, há muito maior facilidade em atrair turistas uma vez que estes preferem deslocar-se a zonas onde tenham a oportunidade de conhecer vários campos. Mas também não se pode esperar que tal tipo de campo de golfe (“de cidade”) seja de iniciativa de um promotor imobiliário. Para ele, um campo dentro de uma zona urbanizável é sempre uma perda de investimento: é sempre mais seguro e rentável, construir habitações do que um campo de golfe. A solução tem de vir da Câmara: tem de ser esta a decidir que determinada zona, que por estar próxima da área urbana, deve vir a ser destinada a um campo de golfe.
Mas o facto de se tratar de um campo de golfe de iniciativa municipal, não quer dizer que tenha de ser um campo de gestão municipal. Não, antes pelo contrário: a iniciativa da Câmara deve ser a do destino da área como campo de golfe, apenas e só. A sua construção e gestão deve ficar a cargo dos que vierem a ser sócios do campo, ressalvadas que estejam as condições especiais que garantam acesso facilitado para os seus munícipes. Deve ser essa a contrapartida da Câmara pela cedência do terreno!
(post publicado no Blog Forum Vilafranquense em 25/9/2007)
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Golfe em Vila Franca(IV): Por um campo municipal
Publicada por
Fernando Carvalho
às
17:07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário