sábado, 10 de novembro de 2007

Breve história das Sequências Açoreanas

Já lá vão cerca de dez anos, ou mais, que um grupo de golfistas do continente viaja até à Ilha Terceira para jogar o OPEN daquela Ilha. Tal regularidade e continuidade de participação deve-se em muito à forma como, ano após ano, somos todos recebidos pelos amigos Terceirenses.
A pouco e pouco, lá fomos cada vez falando mais na necessidade de retribuirmos a
forma amiga e diria até, em familia, como eles persistem em nos tratar quando nos apanham por lá.
Das palavras, passámos aos actos: sob o forte incentivo do João Cordeiro, que organizou o Torneio na Aroeira, com o grupo de jogadores que nesse dia acompanharam o João Aguiar, que vindo dos Açores, respondeu ao desafio. Após o Golfe, o José Belo e a sua esposa, receberam em sua casa, para o 19º buraco, todos os jogadores e acompanhantes. Foi um magnífico repasto e um dia muito bem passado, com a imprescindível entrega de prémios. Logo nesse dia, ficou decidido que a próxima ficava a cargo do António Gravelho.
Ora foi o Gravelho que veio a convocar para o dia 18 de Novembro de 2006, aquilo que chamou de II Sequência Açoreana. Jogámos em Ribagolfe e lá fomos depois até à Casa do Lameiro em Vila Franca de Xira, onde o Gravelho e a Idalina montaram uma magnífica patuscada,. completada com desportos mais caseiros Foi um dia de multiplas competições já que ao golfe se juntou o Ténis de Mesa e o Snooker para a elaboração da classificação final e entrega de prémios.
E lá foi a vez do Filipe Rêgo que no dia 9 de Junho levou o grupo até ao Campo de Viseu e depois o guiou até à muito bela aldeia de Agroal - Pomares, para, com a sua esposa, oferecerem um bacalhau e um cabrito assado, dignos de registo. Para desmoer houve voltas de Moto4 pelo ribeiro da aldeia.
Chegou Julho, e lá nos encontrámos outra vez no Campo de Golfe da Terceira! E, ou não estivéssemos a falar acerca de Terceirenses, lá fomos mais uma vez surpreendidos: o João Aguiar, recebe todos em sua casa e aparece com os prémios do Golfe desse dia: IV Sequência Açoreana!

Foi lá que nasceu a V Sequência Açoreana. Talvez tenha sido lá que nasceu o Xira Golfe. Digo isto, porque quando me ofereci para organizar a V Sequência, pensei em fazê-lo com a ajuda de uma Tertúlia de Vila Franca. Afinal, se há característica comum a Terceirenses e Vilafranquenses é o serem aficionados: uma Tertúlia depois do golfe cai mesmo muito bem. Mas, e Vila Franca de Xira continua a nada ter que ver com Golfe?

Já de há muito que eu e o Gravelho falávamos acerca do tema e ele avançava sempre com o habitual "ainda havemos de criar um clube". Quando em Setembro ele me disse que gostava muito do nome Xira Golfe, fiz-lhe a surpresa de "lhe preparar" o Blog Xira Golfe.
Ele "vingou-se" com o Post anterior a este, mas aqui fica a minha resposta.
E venham de lá os jogadores de golfe do Concelho!
Todos são bem vindos ao Xira Golfe.
Enquanto isso não acontece, nós vamos organizando a V Sequência Açoreana. E em breve direi aqui como ela vai ser...